domingo, 12 de maio de 2013

Sobre a velhice


 
Pronto. Acabou o período de “ressaca espiritual”, como diria meu pai, cético que é, tentando se referir ao “inferno astral”. Entrelacei o último par de nós de dedos no abraço a esse mundo de 31 anos, com tantas celebrações que a ressaca ultrapassou os níveis da espiritualidade. Já posso dizer como me sinto aos 31, um número tão primo que tem que ter algo de especial.

Foram algumas festas: uma, preparada, cafona, no salão de festas, com mais cerveja do que o necessário, a ponto de sobrar. Outra, no dia em si, depois da meia noite do dia anterior, voltando de um bar e com o mesmo bolo da festa cafona, reciclado pelos amigos que estavam aqui em casa. A terceira, depois de um dia de trabalho, na produtora, com mais uma família que está me abraçando nessa vida.

Quando a gente tem muita festa de aniversário, experiência própria, é como se estivéssemos pulando de uma esfera pra outra de nossas vidas. É porque a vida está recomeçando, com muita novidade, rachada em grupos diferentes, e aí não se mistura água e óleo. Quer dizer, mistura sim, mas a seu tempo, que amigo de amigo sempre tem algo em comum, mas o fato é que ainda com tanta festa ficou tanta gente de fora que a lista da saudade era talvez tão grande quanto a das pessoas fantásticas que foram me prestigiar. Esse texto é nostálgico porque não sei se quero dizer tudo de bom ou o que faltou, e os dois têm um toque de tristeza, o primeiro de um samba bom, o segundo de um bolero cubano, então acho que partirei pro cotidiano, que nada mais justo que os dias para fazer a pintura do que se é.

Aos 31 estou lendo três livros intermináveis, porque tenho que lavar roupa trabalhar em alguns projetos escrever cuidar das plantas e ver TV. Meus companheiros atuais são a vida de Jung, a de Saramago e uma versão em inglês do clássico de Jane Austen, Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito). Éééé, ééééé, tudo cafonérrimo, tudo 31. Só agora tenho me interessado pela vida alheia a ponto de querer ler biografias, pra mim valia antes o que o sujeito tinha feito, agora quero saber também o contexto que os levaram às tais obras, como se segredos fossem passados nesses compêndios, contar como mentes tão brilhantes surgiram, será que ainda dá tempo de ser brilhante?, tenho o quê? Que ter passado a infância no interior? Nasci em Cachoeiro, tá bom não? Se não for o bastante, também, já era.

Minha velhice precoce vem sendo alimentada desde muito criança, quer ver, sempre ganhei presente de velho: sabonete, pijama e livro. Esse ano não foi diferente, e ganhei duas preciosidades: um livro que parece um método norteamericano de como escrever best sellers, em inglês, que vai me dar super preguiça de ler (sorry Doug, but it’s true), mas que vai me deixar rica, ÊÊÊÊÊÊÊÊ, e outro sobre a vida do Anthony Bourdain, que eu amo de paixão (para quem não conhece, um ex-viciado em heroína que hoje tem dois programas de TV passando no Brasil, sobre culinária e turismo, um boçal ácido inteligentíssimo). Não vejo a hora de acabar os outros três pra começar esses dois.

Pra fechar a cafonice, fui celebrar o dia do meu aniversário em um show do Buena Vista Social Club (um bando de velhinhos cubanos que fazem a gente chorar só de olhar pra cara linda deles), e logo que entrei fui ao banheiro pra não perder nem um pedacinho. Uma senhora de uns 60 anos (veja bem, não era uma super senhora fantástica de 60 anos, estava bem arrasadinha) cedia sua vez no banheiro para uma outra, dizendo “SENHORA,  pode passar na frente”, Meu Jeus Amado, não vou vou fazer xixi hoje se eu tiver que ceder o meu espaço pras mulheres mais velhas que eu no recinto.

Mas consegui, e apesar do bullying que elas me enviavam a cada olhar perscrutador do tipo “que diabos você está fazendo aqui?” eu me saí muito bem, como a velha que sou aqui dentro há muito tempo e o tempo está se encarregando de mostrar ao resto.  Me emocionei, chorei com o som que não existe de Chan Chan, sofri de inveja com as mulheres tão belas que cantavam, uma jovem e linda, outra velha, mas de uma energia tão grande, nenhuma mostrava a bunda lá em cima para chamar a atenção do público. Mas, em algum momento, senti que estava faltando alguma coisa. Logo percebi que o que eu sentia falta era da luz fluorescente de milhares de celulares a fazerem fotos para o facebook instagram mobli twitter gravação caseira pro youtube com título “buena vista toca no meu aniversário”. Contive várias vezes meu impulso de não pegar o meu celular pra registrar tudo aquilo, falhei algumas vezes, mas noutras me permiti registrar só na minha vista natural, sem o intermédio do led. Foi bom.

Ainda não sei se aos 31 agirei mais como “pouco mais de vinte” ou “quase quarenta”, mas percebi que não faz mal espalhar um pouco de cafonice por aí. E meu desejo pra uma das 93 velinhas foi que o mundo tenha um pouco menos de juventice e um pouco mais de velhitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário