domingo, 15 de março de 2015

#rioaos30FDS: Sampa!

Quanto mais pra Zona Leste de São Paulo você vai, pior vai ficando, até você chegar no Rio de Janeiro.  (Paulista anônimo)

Nem Dante conseguiria imaginar um inferno como uma cidade de fumaça cortada por um rio de merda. (Carioca anônimo)

O melhor de não ser carioca nem paulista é poder rir das duas piadas e não ter que participar de fato dessa rivalidade entre as duas cidades. Elas são sim extremamente diferentes e cada uma deve combinar mais ou menos com estilos de vida peculiares. Mas quer saber? Eu adoro as duas, e acho o máximo elas serem tão opostamente estilosas. Assim posso aproveitar o que cada uma tem de maravilhoso!

Uma coisa que estava doida pra fazer era pegar a Dutra num fim de semana e ir a Sampa. Fiz isso no ano passado, aproveitando o ensejo da Bienal. Escrevo agora porque, SINCERAMENTE, vocês que não foram ao MAIOR EVENTO DE ARTE DA AMÉRICA LATINA não perderam nada, na minha opinião. Aliás, fiquei me perguntando o tempo todo se a qualidade havia mesmo caído ou eu é que não achava mais graça nenhuma naquelas coisas mambembes de TNT, MDF, EVA e tudo quanto é material vagabundo que atende por sigla, com duplo sentido tão óbvio que não fazia cosquinha no cérebro.

Claaaaro que teve uns brilhinhos, tipo isso:


E isso (adooooro):




Mas apostaram tanto nessa Bienal, que seria super polêmica e tal, que minha expectativa ficou frustrada ao ponto de pagarmos estacionamento por duas horas e só usarmos uma para ver tudo. É. Lá a gente paga o estacionamento adiantado. Você tem que PREVER quanto tempo vai ficar, e se passar do prazo, é multado. Uma bela forma de colher um dinheirinho a mais de desavisados como eu, meu namorado e meu fiel escudeiro Alê, três manés que acreditaram piamente que ia ser in-crí-vel. Enfim.

Apesar dessa interessante experiência, coloco aqui minha mão no fogo que é legal passar o fds em São Paulo. Para quem não tá a fim de encarar a Dutra de carro (eu achei a viagem super tranquila, apesar de realmente ter muito caminhão a pista é dupla) e pagar toooooodos os pedágios, pode entrar num bus e ir de última hora mesmo. A viagem dura seis horas e hoje já tem até leito cama (vira uma caminha mesmo, 180 graus! Mas é meio cara a passagem. Ainda mais se comparada às promoções de avião. Apesar disso, se você está com tempo livre pode pegar numa sexta feira à tarde e ir curtindo a paisagem magnífica. A viagem é pela serra, e fiquei encantada com os quadros que se formavam na minha janela. E a rodoviária de lá é ligada ao metrô, uhuuu! , você não para em um lugar distante tendo que dar seu rim para pagar um táxi.

Bem, vamos lá. Para os marinheiros de primeira viagem, vou passar meu roteiro preferido em Sampa! Sempre que possível eu visito a Liberdade, que dá pra ir de metrô. É legal ir no fim de semana, você já sai numa feirinha oriental foda! 



Aliás, pra quem não sabe do que se trata, é uma mini cidade japa no meio de SP. As pessoas falam japonês, comem japonês, e basicamente são japonesas. Tem supermercados com coisa fantásticas que você não tem ideia do que é, sushi vendido em isopor com papel filme, massa sendo frita pela rua. E claro, o Ano Novo Japonês, que tenho uma puta dor de corno de ainda não conhecer.



Não deixe de provar o suco de uva verde que vem com as frutinhas dentro.



Continuando o roteiro, passar pela Paulista é fundamental. Aproveita e salta na estação Trianon-Masp e vá ao museu. Mas vá num dia preparado. De tênis. As pernas gemem de dor, principalmente se forem enraizadas de veias pocadas como as minhas... Porque elas não sabem que estão te segurando pra ver uns Van Gogh, uns Matisse, uns Modigliani, e você se esquece delas exatamente por isso.

Aí fecha a noite dando pinta na Augusta pra ver umas pessoinhas bacanas. É sempre legal. E leve casaco, mesmo no verão, a gente, da praia, não sabe o que é aquilo lá.

Depois, DEPOIS, tipo outro dia, vá ao Museu da Língua Portuguesa. 


É lindo e é na Estação da Luz, que é a Estação para Hogwarts brasileira. 


Não dê muita pinta ali em volta, ouvi dizer que não tá lá essas coisas de segurança.

Pertinho fica o Mercado Central, onde você vai ver frutas lindas e exóticas, petiscos malavilosos e proporcionalmente baratos, e chope do bom. Pode entrar em qualquer fila. Filas não mentem quando o assunto é comida.



Agora, o que eu quero compartilhar mesmo com vocês é a minha última descoberta: o Beco do Batman. Trata-se de um local com ruas tomadas por muros grafitados. Vou te dizer: Muuuuito melhor que a Bienal! Seguem algumas fotos para vocês. E viva Sampa!  


Já conhece o nosso programa? Vai lá! www.youtube.com/rioaos30 

Ainda não visitou nossa página no face? Quê isso! Curte lá! www.facebook.com/rioaos30

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário